O PIPE cobre despesas com participação em eventos científicos e tecnológicos?
Sim, o PIPE oferece apoio financeiro para a participação em eventos científicos e tecnológicos por meio dos Benefícios Complementares (BC). Esses recursos são destinados a cobrir despesas relacionadas a reuniões científicas ou tecnológicas e estágios de pesquisa de curta duração.
Qual é o valor dos Benefícios Complementares e como podem ser utilizados?
Todos os projetos aprovados no PIPE recebem automaticamente um valor anual em Benefícios Complementares, conforme definido no Termo de Outorga e Aceitação de Auxílio. A partir de 1º de outubro de 2021, todos os projetos aprovados no PIPE recebem automaticamente R$ 16.000,00 por ano.
Esses recursos podem ser utilizados para:
- Participação em congressos, conferências e encontros científicos ou tecnológicos, preferencialmente com apresentação de trabalho relacionado ao projeto.
- Estágios de pesquisa de curta duração fora do Estado de São Paulo ou no exterior, com duração inferior a 60 dias, desde que justificados pelas necessidades do projeto.
É possível solicitar recursos adicionais para participação em eventos?
Além dos Benefícios Complementares, é possível solicitar recursos adicionais para pesquisas de campo essenciais, desde que bem justificados na proposta. No entanto, os recursos não podem ser utilizados para eventos comerciais, marketing, pesquisa de mercado ou reuniões de negócios. Consulte mais detalhe em: FAPESP reajusta valores de Benefícios Complementares e em Benefícios Complementares no PIPE.
Exemplos de Apoio enviado pelo Alerta de Editais feito por chamadas específicas
Missão Empresarial para a FAPESP Week Alemanha
Realizada de 25 a 27 de março de 2025, em Berlim, esta iniciativa selecionou até seis empresas beneficiárias do PIPE para participar do evento. As despesas de diárias, passagens aéreas e seguro viagem foram financiadas pela FAPESP, até o limite de R$ 25.000,00. Veja mais detalhes no link.
Segunda Chamada de Propostas 2025-26: Cooperação São Paulo – Espanha em Projetos de Pesquisa e Inovação
Esta chamada visa promover projetos de pesquisa e inovação entre empresas do Estado de São Paulo e da Espanha. Aberta a projetos de qualquer setor, com prazos estabelecidos para 31 de março de 2025 e 31 de março de 2026. Veja mais detalhes da chamada: Segunda Chamada de Propostas 2025-26: Cooperação São Paulo – Espanha